quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Galeria da Primorosidade e Excelência do Rap Nacional - Ndee Naldinho - Essa é a lei "Tributo ao Pilantra"


Ainda antes da alegria ser generalizada,muito antes da abertura "undergroundica" do rap nacional e por consequência, do afrouxamento ideológico decorrente de qualquer inchasso.
Era 1999. Sobrevivendo no Inferno mal havia esfriado, e o rap nacional ainda era majoritáriamente ditado por temáticas cabulosas envolvendo assaltos, violência explícita nas letras, e muitas vezes uma forma dúbia de falar sobre o crime e suas consequências.
Nesse ano Ndee Naldinho ( se não conhece, sinta vergonha AGORA) lançou o disco "O Apocalipse" e nos presenteou com aquele que está (na minha opinião) para o Gangsta Rap Nacional como está o teto da Capela Cistina para a arte.
É normal, pessoas ao se defrontarem com esse tipo de linguagem chula advinda de representações determinadas socialmente como deficitárias financeiramente e CULTURALMENTE... Como dizia, é normal pessoas leigas irrelevarem uma obra musical por simplesmente não reconhecerem uma linguagem, e muitas vezes( aceitem, porque é verdade) por acharem que essas pessoas não deveriam expressar tipos de pensamentos tão díspares do senso comum.
E aqui, isso cai como uma luva. É essencialmente uma música com vários manos falando como fazer pra se manter respirando em meio à malandragem. Longe da idéia de infantilizar pessoas pobres achando que discursos didáticos sobre o que é certo e errado, são uma solução funcional. São pessoas que vivem em um ambiente violento, falando sobre sua forma de sobreviver usando a violência. Sem se importar com a moral, ou com o que a sua mãe vai achar se te pegar ouvindo isso.
TRIBUTO AO PILANTRA, merece figurar na minha lista de jóias do rap nacional por ser "filha" de seu próprio ambiente. E ser dura, crua e mais real á sua época do que hoje se considera o "real".

Nenhum comentário:

Postar um comentário